quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

intervenções com o grupo de psicólogos "nexus".

Projeto para redução de danos.


O grupo Nexus em parceria com Projovem adolescente do município de Santa Luzia desenvolveu um trabalho que compreendeu e se desdobrou em dois momentos: “teórico e o existencial”.

Organizado assim neste duplo aspecto, a atividade educativa buscou introduzir elementos informativos sobre vários temas que surgem durante as discussões com o grupo de adolescentes; e num outro aspecto, buscou intervenções a partir da preocupação com a subjetividade, que no planejamento e execução do ato produtivo (planejamento dos educadores), aparecem intrinsecamente tramados, não como experiências passivas, mas como parte da luta do reconhecimento.

Desta forma, teve como objetivo central desenvolver a formação de grupos psico-sociais com os adolescentes do programa Projovem, trabalhando reflexivamente questões associadas às demandas da juventude local, tais como: violência, criminalidade, uso/abuso de entorpecentes, sexualidade, relações familiares, vínculos afetivos etc. Atividades estas, voltadas às práticas da Prevenção Primária adotadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Município de Santa Luzia.

A metodologia empregada neste projeto teve como suporte teórico os Grupos de Formação de Kurt Lewin. Portanto, aqui no município este projeto foi desenhado em intervenções com os adolescentes e com os educadores do programa.

As intervenções com os adolescentes aconteceram semanalmente, com sessões de 90 minutos em média, onde foram realizadas 12 intervenções até dezembro deste ano. Já com os educadores foram realizadas três intervenções com o objetivo de fornecer uma atualização teórica-prática sobre os temas dialogados com os adolescentes. Além dessas reflexões teóricas, foi destinado um espaço para uma roda de conversas onde as vivências puderam ser compartilhadas com toda a equipe. Sendo que, cada intervenção teve a duração de 4 horas e foram realizadas nas terceiras sexta-feiras de cada mês.



Autor: Lucimar ( Facilitador de esporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário