quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Multiplicação de novos mediadores (as)



O lazer é um direito do ser humano, e quando o realizamos através de atividades físicas, traz significativas contribuições ao crescimento e ao desenvolvimento dos adolescentes. No entanto, mudanças sociais como o crescimento demográfico, a urbanização, a industrialização e fatores como a ausência de equipamentos públicos de lazer, a centralização e a violência, entre outros, acabam estando como barreiras para efetivação desse direito.

Diante da necessidade de criação de outros espaços para a prática de esporte dentro dos grandes centros urbanos, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social propiciou uma saída onde dez adolescentes, participantes do PROJOVEM, puderam vislumbrar um importante e recente processo de mobilização contemplando uma nova forma de ver. Os adolescentes foram convidados para participar do campeonato de LIBRA - basquete de rua, promovido pela CUFA (Central Única das Favelas) no estado do Rio de Janeiro.

Refletir sobre o impacto que as atividades lúdicas exercem na vida dos adolescentes é entender que a transformação social começa através de pequenas ações.

Quando focalizamos as concepções de lazer, sugerimos que, a vivência não se dá apenas sob bases objetivas (tempo de atividade), mas, a partir de aspectos de ordem subjetiva (atitude, gosto, preferência). Relacionando o lazer numa perspectiva que leve em consideração os desejos do indivíduo e a satisfação pessoal.

Podemos afirmar que o resultado da ida dos educandos ao Rio de Janeiro a partir do que escutamos, respalda o quanto foi bom ter conhecido a praia, e vivenciado as aventuras desta viagem.

Uma das coisas mais significativas e que fez valer a pena o momento de lazer, foi principalmente o espírito de coletividade e proteção que o grupo desenvolveu ao logo do passeio. Ficamos satisfeitos ao ouvir os adolescentes dizendo o quanto eles se sentiram valorizados e que o PROJOVEM realizou o sonho de muitos (as) que estavam ali. Algo que é importantíssimo dentro das realidades.

Agradecemos as pessoas que estão atuando no campo dos Direitos Humanos e do Desenvolvimento Social, partindo da premissa que todos merecem oportunidades para a realização de seus sonhos, e afirmando que esses espaços possibilitam linhas para a concretização dos mesmos.

Autor: Wederson (Facilitador de esporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário